Problemas

O Que São Fontes De Energia

O Que São Fontes De Energia

As fontes de energia , também chamadas de fontes energéticas, são quaisquer recursos que podem gerar energia , alguns exemplos são : o petróleo, o carvão, a força das águas e dos ventos e a luz solar.

O Que É Energia Solar

Há duas formas de aproveitamento da energia solar: a fotovoltaica e a térmica. Na primeira forma, são utilizadas células específicas que empregam o “efeito fotoelétrico” para produzir eletricidade. A segunda forma, por sua vez, utiliza o aquecimento da água tanto para uso direto quanto para geração de vapor, que atuará em processos de ativação de geradores de energia. É importante lembrar que podem ser utilizados também outros tipos de líquidos.

Devido aos altos custos envolvidos, a energia solar ainda não é amplamente adotada. No entanto, seu uso está gradualmente aumentando, tanto através da instalação de painéis solares em residências, indústrias e grandes projetos quanto com o desenvolvimento de usinas solares dedicadas à produção de eletricidade.

O que é Energia Hidrelétrica?

Nas usinas hidrelétricas, são construídas barragens nos rios para armazenar a água que será utilizada na geração de eletricidade. É preferível construir essas barragens em rios com terrenos inclinados, pois isso reduz a área inundada. Por essa razão, é mais recomendado instalar usinas hidrelétricas em rios de planalto. No entanto, também é possível instalá-las em rios de planície, embora isso tenha um impacto ambiental maior.

O Que É Biomassa

Os biocombustíveis são uma forma de energia renovável obtida a partir de vegetais orgânicos. O etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar, é o exemplo mais conhecido desse tipo de combustível. No entanto, também é possível obter outros compostos derivados de diferentes plantas, como mamona e milho.

You might be interested:  Exame de Sangue para Detecção do Câncer

O Que É Energia das Marés (Maremotriz)

A energia das marés, também conhecida como maremotriz, é uma forma de aproveitar o movimento das marés para gerar eletricidade. Essa tecnologia funciona de maneira similar a uma barragem convencional. Além das barragens, são construídas eclusas e diques que permitem a entrada e saída da água conforme as variações do nível do mar, possibilitando o movimento das turbinas.

O Que São Combustíveis Fósseis

A utilização de combustíveis fósseis é comum tanto para o funcionamento de veículos quanto para a geração de energia em usinas termoelétricas. Os principais tipos são petróleo, carvão mineral e gás natural, porém há também outros como nafta e xisto betuminoso.

A poluição causada pela queima de combustíveis fósseis é uma questão amplamente debatida. Especialistas afirmam que esses combustíveis são os principais contribuintes para o aumento do efeito estufa e agravamento dos problemas relacionados ao aquecimento global.

O Que É Energia Nuclear (Atômica)

Na energia nuclear, a eletricidade é gerada através do aquecimento da água, que se converte em vapor e aciona os geradores. Nas usinas nucleares, o calor é produzido nos reatores pela fissão nuclear do urânio-235, um material altamente radioativo.

Apesar de serem menos poluentes do que outras usinas, como as termoelétricas, as usinas nucleares são alvo de controvérsias devido aos riscos associados ao vazamento do lixo nuclear e a ocorrência de acidentes graves. No entanto, com a crescente preocupação com o aquecimento global, muitos países estão reavaliando seu uso.

1. (Enem) Em usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica, são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:

You might be interested:  Entendendo o Glaucoma Ocular

e) caso estejam sujeitos à disponibilidade de recursos energéticos não renováveis.

a) Termelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.

A energia eólica é uma opção viável devido à geografia favorável do local para a captação desse tipo de energia.

A energia nuclear é uma opção viável devido ao seu método de resfriamento, que não apresenta riscos à população.

d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.

A usina hidrelétrica localizada no município é alimentada pelo rio que o atravessa, garantindo um suprimento adequado de energia.

Alternativa D – A região em questão apresenta bastante incidência solar ao longo do ano, por isso a forma de obtenção de energia mais indicada e que causa menor impacto é a energia solar ou fotovoltaica, a qual aproveita a incidência de raios solares para geração de energia.

Assinale a alternativa que apresenta um tipo de recurso energético não renovável.

Biomassa é a quantidade de matéria orgânica presente nos seres vivos que habitam uma determinada região.

O biogás é produzido através da ação de bactérias que transformam detritos orgânicos em metano.

O carvão mineral é obtido através da mineração, que consiste na extração desse recurso natural do subsolo.

A energia geotérmica é uma forma de aproveitamento do calor proveniente do interior da Terra.

Opção D – O carvão mineral é um recurso energético não renovável que pode se esgotar na natureza, pois não se regenera a curto prazo. Quando queimado, emite gases poluentes para a atmosfera, contribuindo para problemas ambientais.

Que são fontes de energia?

1. Energia solar: obtida a partir da radiação do sol e convertida em eletricidade através dos painéis solares.

2. Energia eólica: gerada pelo movimento do vento e capturada por meio das turbinas eólicas.

You might be interested:  Remédios eficazes para aliviar a tosse infantil

3. Energia hidrelétrica: proveniente da força das águas em rios, lagos ou represas que movimentam as turbinas responsáveis pela geração elétrica.

4. Biomassa: obtida a partir da matéria orgânica como resíduos agrícolas, florestais ou urbanos que são transformados em biogás, biodiesel ou biomassa sólida.

6. Nuclear: utiliza reações nucleares para liberar uma grande quantidade de energia térmica que é convertida em eletricidade nas usinas nucleares.

7. Combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural): derivados de restos orgânicos fossilizados ao longo milhões anos que são queimados para obtenção energética.

8. Energia maremotriz: aproveita o movimento das marés nos oceanos para gerar eletricidade.

9. Energia de biomassa: obtida a partir da queima de resíduos orgânicos, como madeira e bagaço de cana-de-açúcar, para produção de calor ou eletricidade.

10. Energia nuclear: gerada através do processo de fissão nuclear em usinas nucleares.

Quais são os 5 fontes de energia?

2ª – Energia Termoelétrica: A energia termoelétrica utiliza o calor produzido pela queima de combustíveis fósseis (como carvão, óleo ou gás natural) para gerar eletricidade. O processo consiste em aquecer uma substância até ela se tornar vapor, que então move as turbinas responsáveis pela produção de energia elétrica. No entanto, essa forma de geração pode ser prejudicial ao meio ambiente por causa das emissões de gases do efeito estufa.

O que são fontes de energia renováveis e não renováveis?

P.S.: É importante destacar que o uso das energias renováveis tem se tornado cada vez mais relevante na busca por alternativas sustentáveis e menos poluentes para suprir as necessidades energéticas da sociedade. O investimento em tecnologias limpas e a conscientização sobre o consumo responsável são fundamentais para garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações.