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Como Visualizar o PIS na Carteira de Trabalho Digital

Onde Ver O Pis Na Carteira De Trabalho Digital

Basta acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e ir até a aba “Benefícios”, em seguida, clicar em “Abono Salarial” e escolher o ano-base. Você também pode verificar pelo aplicativo Caixa Tem, basta clicar na opção “Abono Salarial”, lá aparecerá todas as informações. 6 Cʼhwe. 2024

O que é o PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição social realizada pelas empresas em benefício dos funcionários. Essa contribuição tem como objetivo financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial.

Quando um trabalhador atua em regime CLT pela primeira vez, é gerado o seu número do PIS , composto por 11 dígitos. Todos os profissionais que atuam no setor privado devem ter esse registro, sendo um número único para cada pessoa.

Quando um funcionário troca de emprego, o seu número de identificação permanece inalterado. Esse número é fundamental para que o governo possa reconhecer o trabalhador e assegurar que seus direitos trabalhistas sejam respeitados, como no caso do abono salarial.

Diferença entre PIS, NIS, NIT e PASEP

O número do PIS é equivalente ao número de identificação social (NIS). O NIS é utilizado para identificar cidadãos brasileiros que já receberam ou estão recebendo algum tipo de benefício governamental.

O PASEP, também conhecido como Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, é uma modalidade do PIS voltada para os trabalhadores que são funcionários públicos.

O NIT, sigla para Número de Identificação do Trabalhador, é um código que possibilita aos trabalhadores autônomos ou sem registro em carteira o acesso aos seus direitos trabalhistas.

Onde localizar o número do PIS?

O PIS é um número que pode ser localizado em diferentes documentos, como a carteira de trabalho, o Cartão Cidadão e nos extratos do FGTS. Além disso, também é possível obtê-lo em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Uma alternativa conveniente é utilizar a versão digital da carteira de trabalho, onde é possível encontrar o número nos contratos firmados.

Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho é um documento essencial para o trabalhador, pois contém informações importantes e assegura os direitos trabalhistas estabelecidos por lei.

De acordo com informações fornecidas pelo site do Governo Federal, a Carteira de Trabalhador Agrícola foi estabelecida por meio de decretos assinados entre 1904 e 1906.

No ano de 1932, a Carteira Profissional entrou em vigor como substituta do documento anterior. A partir desse momento, tornou-se obrigatório para todos os indivíduos que prestavam serviços a terceiros, seja na indústria, comércio, agricultura ou até mesmo no âmbito doméstico.

Em 1969, a Carteira Profissional foi substituída pela Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), conforme estabelecido pelo decreto-lei n.º 926. A CTPS continha informações sobre a vida profissional do trabalhador e registros relacionados à sua filiação ao Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS.

No ano de 1997, uma nova edição da carteira foi introduzida visando assegurar proteção contra atividades fraudulentas. Além disso, o material utilizado para confeccionar o documento passou a ser mais resistente, evitando assim que as informações se desgastem com o tempo e uso, semelhante ao material empregado na confecção de passaportes.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) possui uma capa azul feita de material sintético. Ela é feita com papel de segurança e um plástico autoadesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e qualificação civil do indivíduo.

Em 2017, foi lançada a Carteira de Trabalho Digital como uma opção complementar ao modelo em papel. No entanto, somente a partir de 2019 é que o uso da versão física deixou de ser obrigatório na maioria das contratações.

Assim, muitos trabalhadores no Brasil que desejam entrar no mercado de trabalho atualmente precisam apenas solicitar a Carteira de Trabalho Digital.

É fundamental compreender que a versão digital dos documentos de identificação civil não é equivalente às suas contrapartes físicas.

Com o objetivo de simplificar os trâmites trabalhistas entre empregadores e funcionários, foi implementada a Carteira de Trabalho Digital. Anteriormente, era necessário que o empregado apresentasse fisicamente sua CTPS para realizar uma nova contratação ou solicitar benefícios. No entanto, atualmente todas essas tarefas podem ser realizadas de forma online.

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Quem tem direito à Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital está disponível para todos os indivíduos que possuem um CPF registrado.

Hoje em dia, ainda é possível obter a Carteira de Trabalho em formato físico. No entanto, essa versão impressa só é obrigatória para aqueles que são contratados por órgãos públicos ou organismos internacionais.

Para adquirir a versão digital da Carteira de Trabalho, é preciso possuir o CPF e realizar o cadastro autenticado no portal do governo federal.

A emissão da Carteira de Trabalho Digital é feita antecipadamente para todos os cidadãos brasileiros e estrangeiros que possuem o CPF. Para habilitá-la, é necessário acessar o site ou aplicativo, seguindo as orientações estabelecidas na Portaria n° 1.065.

A emissão prévia da Carteira de Trabalho Digital é disponibilizada a todos os indivíduos cadastrados no CPF, sendo obrigatória a sua ativação.

Para obter a Carteira de Trabalho Digital, é preciso criar uma conta de acesso através do site acesso.gov.br.

A primeira vez que a Carteira de Trabalho Digital for acessada, será necessário realizar a habilitação da conta. Essa habilitação poderá ser feita por meio de diferentes métodos.

Uma opção é reescrever o texto da seguinte forma:

Um aplicativo chamado Carteira de Trabalho Digital está disponível gratuitamente para dispositivos móveis.

II – A Carteira de Trabalho Digital oferece um serviço específico no site oficial do governo brasileiro, www.gov.br.

Descobrindo o número do meu PIS na carteira digital

Para ter acesso à carteira de trabalho digital, é necessário baixar o aplicativo disponível para Android ou iOS. Após fazer o download, siga os passos abaixo:

1. Abra o aplicativo e entre com seu CPF.

2. Em seguida, clique na opção “Contratos”.

3. Selecione a opção “+” para exibir os detalhes do contrato.

4. Nessa tela, você poderá visualizar o número do PIS.

Lembre-se de que essas instruções são específicas para acessar a carteira de trabalho digital através do aplicativo móvel nas versões Android ou iOS.

Como acessar a Carteira de Trabalho Digital?

Para solicitar a Carteira de Trabalho Digital, é preciso possuir o CPF e realizar um cadastro autenticado no site do governo federal.

A emissão da Carteira de Trabalho Digital é feita antecipadamente para todos os cidadãos brasileiros e estrangeiros que possuem o CPF, sendo necessário ativá-la por meio do site ou aplicativo.

1º Passo: CPF

Para ter acesso ao documento, é necessário possuir o CPF em mãos.

2º Passo: conta gov.br

Após realizar o cadastro no portal gov.br, é necessário ter uma conta ativa para usufruir dos serviços públicos digitais disponíveis, incluindo a carteira de trabalho digital.

É possível abrir uma conta gov.br para qualquer pessoa, seja ela brasileira ou estrangeira, desde que possua um CPF registrado na base de dados.

É possível criar uma conta no gov.br tanto pelo aplicativo quanto pelo site. Basta clicar no botão “Criar conta gov.br”, inserir o CPF e seguir as instruções fornecidas para a criação da conta.

Como Visualizar o PIS na Carteira de Trabalho Digital

Após criar sua conta, é necessário acessar o portal gov.br e fazer login utilizando seu CPF e senha.

Ao acessar a plataforma, o usuário deve navegar até a seção “Serviços para você” e localizar a opção “Obter a Carteira de Trabalho”.

Ao clicar no botão “iniciar”, você será redirecionado para uma página onde encontrará o texto “Obter a Carteira de Trabalho”.

Ao selecionar o botão, o indivíduo será redirecionado para o Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Quando você acessa a página inicial, é necessário fazer login no portal utilizando sua conta gov.br. Para isso, utilize seu CPF como usuário e informe sua senha.

Ao realizar o processo de autenticação, será possível visualizar a versão digital da Carteira de Trabalho.

Como obter o número do PIS?

Para descobrir o número do PIS na Caixa Econômica Federal, você pode ligar para o telefone 0800-7260207. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. Ao entrar em contato com a Caixa pelo telefone mencionado, eles poderão fornecer todas as informações necessárias sobre o seu PIS.

Outra opção é ir até uma agência da Caixa e solicitar atendimento no setor do Cartão Cidadão. Lá também será possível obter o número do PIS. É importante lembrar que é necessário levar documentos pessoais como RG e CPF para realizar essa consulta.

Através desses canais de atendimento da Caixa Econômica Federal, você poderá verificar facilmente o número do seu PIS na carteira de trabalho digital.

Visualização dos dados da Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital exibe as seguintes informações:

Informações básicas presentes em um documento de identificação incluem o nome completo, data de emissão do documento, nome da mãe, número de CPF, data de nascimento, sexo e nacionalidade.

É relevante destacar que a introdução da Carteira de Trabalho Digital resultou na descontinuação do número de série, anteriormente presente na versão física do documento.

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Anteriormente, quando a Carteira de Trabalho em papel era obrigatória, cada trabalhador possuía um número de série destacado para identificação. No entanto, com a implementação da Carteira de Trabalho Digital, o número do documento passou a ser o mesmo que o CPF.

Cada indivíduo possui um número de CPF exclusivo, o que elimina qualquer possibilidade de duplicação do documento. A consulta das informações da Carteira de Trabalho online só é viável através do uso do número do CPF.

Localização do número do PIS

O número do PIS é necessário para diversas atividades relacionadas ao trabalho. Existem diferentes formas de encontrá-lo, como por exemplo na carteira de trabalho, no Cartão Cidadão, nos extratos do FGTS ou em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Uma maneira comum de encontrar o número do PIS é através da carteira de trabalho. Geralmente, ele está localizado na página que contém as informações pessoais e profissionais do trabalhador. Basta procurar pelo campo “PIS” ou “NIT” e anotar o número correspondente.

Outra opção é verificar se você possui o Cartão Cidadão. Esse cartão é emitido pela Caixa Econômica Federal e pode ser utilizado para acessar diversos benefícios sociais, incluindo o FGTS. O número do PIS costuma estar impresso nesse cartão, facilitando a sua identificação.

Caso você tenha acesso aos extratos do FGTS, seja online ou físico, também poderá encontrar o seu número de PIS lá. Esses extratos são disponibilizados pela Caixa Econômica Federal e geralmente contêm informações sobre os depósitos realizados pelo empregador no Fundo de Garantia.

Por fim, se todas essas opções não forem viáveis para você, uma alternativa simples é ir até uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima. Lá eles poderão fornecer essa informação mediante a apresentação dos documentos necessários para a identificação pessoal.

É importante ter em mente que o número do PIS é um dado sensível e deve ser guardado com cuidado. Evite compartilhar essa informação com pessoas desconhecidas ou em locais inseguros para evitar possíveis fraudes ou problemas futuros.

Localizando o número PIS na Carteira de Trabalho Digital

Para obter o número PIS por meio da Carteira de Trabalho Digital, é necessário acessar o documento usando um computador ou aplicativo em dispositivos móveis, como smartphones.

Pelo celular

Para acessar o Abono Salarial, é necessário baixar o aplicativo da carteira de trabalho digital disponível na Google Play ou Apple Store. Após fazer o login com a conta gov.br, você deve clicar na seção “Benefícios” e selecionar a opção “Abono Salarial”. Em seguida, ative a visualização no ícone que representa um olho no canto superior direito para conferir o número do PIS.

Pelo computador

Para acessar o Portal Emprega Brasil e consultar informações sobre o Abono Salarial, é necessário seguir alguns passos simples. Primeiro, faça login utilizando sua conta gov.br. Em seguida, navegue pelo site até encontrar a opção “Consultar Abono Salarial”. Ao selecioná-la, você terá acesso às informações relevantes sobre esse benefício.

Descobrindo o NIS na Carteira de Trabalho Digital

Uma vez logado, você verá várias opções na tela inicial. Clique em “Consulta simples” para ter acesso rápido aos seus dados. Em seguida, selecione “Responsável familiar” para visualizar todas as informações relacionadas ao seu cadastro.

Dica prática: Para encontrar essa opção mais facilmente, procure por uma seta apontando para baixo ao lado do campo onde você selecionou “Responsável familiar”.

Ao clicar nessa seta, todos os detalhes serão exibidos na tela. Você poderá conferir suas informações pessoais como nome completo, data de nascimento e endereço atualizado. Além disso, também encontrará o Número de Identificação Social (NIS), que é um número importante utilizado em programas sociais.

Para facilitar sua busca, João procura por uma seta apontando para baixo ao lado da opção “Responsável familiar”. Ao clicar nessa seta, todos os detalhes relacionados ao seu cadastro são exibidos na tela. Ele pode conferir suas informações pessoais como nome completo, data de nascimento e endereço atualizado. Além disso, também encontra o Número de Identificação Social (NIS), que é um número importante utilizado em programas sociais.

Conclusão

O PIS é um número utilizado para identificar os trabalhadores que estão empregados sob o regime CLT no Programa de Integração Social.

Existem várias maneiras de encontrar o número da carteira de trabalho, uma delas é por meio da carteira de trabalho digital, que está disponível no Portal Emprega Brasil ou no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Olá! Meu nome é Igor Souza e sou o fundador e CEO da PontoGO. Tenho uma grande paixão pelo empreendedorismo e pelo universo empresarial. Com mais de 10 anos de experiência na área comercial, me tornei um especialista em sistemas de controle de ponto.

Ao longo da minha carreira, dediquei-me completamente à missão de simplificar e otimizar processos para empresas de todos os tamanhos. Na PontoGO, desenvolvemos soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelos departamentos de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

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Acredito firmemente que a eficiência operacional é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Por isso, meu objetivo principal é fornecer ferramentas tecnológicas que não apenas atendam às expectativas dos nossos clientes, mas também as superem.

Estou comprometido em oferecer serviços excepcionais e ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos por meio do uso inteligente da tecnologia no controle de ponto.

Quem possui o PIS?

Todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base (2022) tem direito a receber o abono salarial. Para verificar se você possui esse benefício disponível, siga as instruções abaixo:

1. Acesse o site oficial da Carteira de Trabalho Digital;

2. Faça login utilizando seu CPF e senha cadastrados;

3. Na página inicial, clique na opção “Benefícios”;

4. Em seguida, selecione a opção “Abono Salarial”;

5. Será exibida uma tela com informações sobre o abono salarial;

6. Verifique se consta a informação de que você tem direito ao benefício;

7. Caso positivo, verifique também qual é o valor do abono a ser recebido;

8. Anote todas as informações relevantes para futura consulta ou solicitação do pagamento.

Lembrando que essas são apenas orientações gerais para acessar as informações sobre o PIS na Carteira de Trabalho Digital. É importante ressaltar que cada empresa pode ter suas próprias políticas internas em relação ao pagamento do abono salarial, portanto é sempre recomendado entrar em contato com seu empregador para obter mais detalhes específicos sobre como receber esse benefício.

Caso encontre alguma dificuldade no acesso à Carteira de Trabalho Digital ou nas informações relacionadas ao PIS, entre em contato com os órgãos competentes responsáveis pelo programa do Abono Salarial para obter suporte adequado e esclarecer quaisquer dúvidas adicionais.

Diferença entre NIT e PIS

O NIS (Número de Identificação Social), o PIS (Programa de Integração Social), o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e o NIT (Número de Identificação do Trabalhador) são números utilizados para identificar os trabalhadores no Brasil e garantir que eles recebam os benefícios trabalhistas previstos em lei.

Já o PIS é um programa criado pelo governo federal com o objetivo de promover a integração social dos trabalhadores. O número do PIS é vinculado ao empregado registrado em carteira e serve para acesso aos direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, abono salarial e FGTS.

Por sua vez, o PASEP tem uma função semelhante ao PIS, porém destinado aos servidores públicos. É através desse número que esses profissionais têm acesso aos seus benefícios previdenciários e outros direitos assegurados pela legislação específica.

Por fim, temos o NIT que também funciona como um número de identificação para fins previdenciários. Ele é utilizado principalmente pelos contribuintes individuais ou facultativos da Previdência Social que não possuem vínculo empregatício formalizado.

Descobrindo o número do NIS através do CPF

Para verificar o saldo do PIS na Carteira de Trabalho Digital, você pode acessar o site da Caixa Econômica Federal e seguir alguns passos simples. Primeiro, acesse o site da Caixa e clique na opção “MEU FGTS”. Em seguida, procure pela lista de empresas em que você trabalhou e selecione uma delas. Ao selecionar a empresa desejada, clique em “Ver extrato” para visualizar as informações relacionadas ao seu PIS.

É importante ressaltar que ter acesso à Carteira de Trabalho Digital facilita muito esse processo, pois todas as informações estão centralizadas no sistema online. Dessa forma, você não precisa se preocupar em buscar documentos físicos ou entrar em contato com antigas empresas onde trabalhou.

Portanto, ao acessar o site da Caixa Econômica Federal e utilizar a opção “MEU FGTS”, você poderá encontrar facilmente o número do seu NIS na lista de empresas onde já trabalhou. Essa informação é essencial para verificar seu saldo do PIS na Carteira de Trabalho Digital.

Descobrindo o NIT através do CPF

Para verificar o número do PIS na Carteira de Trabalho Digital, existem duas opções disponíveis: através do site MEU INSS ou pelo telefone de contato 135.

No site MEU INSS, é necessário realizar um cadastro e ter uma senha para acessar as informações relacionadas à Previdência Social. Após fazer login, basta procurar pela opção “Extrato Previdenciário (CNIS)” e selecioná-la. Nessa seção, será possível visualizar todas as informações referentes ao trabalhador, incluindo o número do PIS.

Outra alternativa é entrar em contato com a Central de Atendimento da Previdência Social pelo telefone 135. Ao ligar para esse número, você será atendido por um atendente que poderá fornecer todas as informações necessárias sobre seu PIS.

P.S.: É importante ressaltar que tanto no site MEU INSS quanto no telefone 135 é necessário possuir alguns documentos pessoais em mãos para confirmar sua identidade durante a consulta do número do PIS na Carteira de Trabalho Digital.