certidao

Onde Obter o Certificado de Reservista: Guia Completo

Onde Pegar O Certificado De Reservista

A primeira via do Certificado de Reservista Militar é fornecida pelo Tiro de Guerra que é a (OM) onde o cidadão prestou o Serviço Militar. A 2ª e demais vias do Certificado são solicitadas na Junta de Serviço Militar.

Requisitos e Documentos Necessários

Para solicitar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), é necessário apresentar alguns requisitos e documentos. Esses documentos incluem RG, CPF e comprovante de endereço na cidade onde você reside.

Para obter a segunda via do Certificado de Reservista (1ª e 2ª categoria), é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia do RG (frente e verso), cópia do CPF, cópia do comprovante de endereço, cópia da guia de recolhimento emitida pela junta militar e cópia do certificado de reservista ou boletim de ocorrência. É importante trazer tanto as cópias quanto os documentos originais. O horário para atendimento desse processo é das 07:30 às 12:00hs.

A Certidão de Tempo de Serviço Militar (CTSM) é um documento que comprova o tempo em que uma pessoa serviu nas Forças Armadas. Para obter essa certidão, são necessários alguns documentos: cópia do registro geral (RG), cópia do cadastro de pessoas físicas (CPF), cópia do PIS/PASEP, cópia do comprovante de endereço e cópia do certificado de reservista ou boletim de ocorrência. É importante trazer tanto as cópias quanto os originais desses documentos para o atendimento. O horário para realizar esse processo é das 07:30 às 12:00hs.

O Certificado de Isenção (CI) é um documento concedido a pessoas que são consideradas notoriamente incapazes. Para obter o CI, é necessário apresentar uma série de documentos, incluindo cópia do registro geral (RG), cópia do cadastro de pessoas físicas (CPF), cópia do comprovante de endereço e cópia do certificado do alistamento militar. Além disso, é preciso fornecer um laudo médico atualizado com o CID. É importante trazer tanto as cópias quanto os originais dos documentos durante o processo. O horário para atendimento desse processo ocorre das 07:30 às 12:00hs.

Documentos necessários para comprovar o status de arrimo de família incluem cópia do RG, CPF, comprovante de endereço, certificado de alistamento militar, certidão de casamento e certidão de nascimento dos filhos. É importante trazer tanto as cópias quanto os documentos originais. O horário para atendimento do processo é das 07:30 às 12:00hs.

O Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo (CDSA) é um documento que pode ser obtido por pessoas que desejam se isentar do serviço militar obrigatório. Para solicitar o CDSA, são necessários alguns documentos, como a cópia do registro geral, cadastro de pessoas físicas e comprovante de endereço. Além disso, é preciso apresentar também uma cópia do certificado de alistamento militar.

Outros documentos importantes incluem a declaração da comunidade religiosa, que deve ter firma reconhecida, e uma declaração escrita à mão pelo próprio solicitante. É necessário pagar uma taxa específica para obter o CDSA.

You might be interested:  Por que o Certificado Digital não está funcionando corretamente?

É importante lembrar que tanto os originais quanto as cópias dos documentos devem ser apresentados no momento da solicitação. O horário para atendimento deste processo é das 07:30 às 12:00hs.

Para solicitar o adiamento de incorporação, é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia do registro geral (RG), cópia do cadastro de pessoas físicas (CPF), cópia do comprovante de endereço, cópia do certificado do alistamento militar, cópia da declaração atualizada da instituição de ensino com informações sobre a série ou matrícula e duração do curso (em papel timbrado e carimbado pela instituição) e uma cópia da guia de recolhimento. É importante trazer tanto as cópias quanto os originais dos documentos. O horário para atendimento desse processo é das 07:30 às 12:00hs.

O Certificado de Reabilitação para fins disciplinares requer a apresentação dos seguintes documentos: cópia do RG, cópia do CPF, cópia do certificado de isenção, cópia do comprovante de residência e declaração de residência dos últimos dois anos. Além disso, é necessário fornecer uma carta escrita à mão pelo próprio indivíduo solicitando o certificado e também uma certidão de antecedentes criminais. É importante trazer tanto as cópias quanto os documentos originais durante o horário estabelecido para atendimento do processo, que é das 07:30 às 12:00hs.

Para obter o certificado de reabilitação (jugado isento de doença), é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia do registro geral – RG, cópia do cadastro de pessoas físicas – CPF, cópia do certificado de isenção, cópia do comprovante de residência e atestado médico constando que não se é mais portador da doença que causou a incapacidade. É importante trazer tanto as cópias quanto os originais dos documentos. O horário para atendimento desse processo é das 07:30 às 12:00hs.

Principais Etapas do Serviço

Para solicitar a segunda via dos certificados, é necessário seguir alguns passos. Primeiramente, você receberá uma guia para pagamento no Banco do Brasil. Após efetuar o pagamento, será preciso fazer o requerimento do certificado e aguardar pela assinatura digital. É importante ressaltar que esse processo não se aplica aos serviços online disponíveis.

Formas de Prestação do Serviço

Endereço: Av. do Cerrado, número 999, Quadra Area, Loteamento Park Lozandes, Goiânia – GO.

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h.

Solicitação online do certificado de reservista é possível?

O Certificado de Reservista é um documento importante para os cidadãos brasileiros que cumpriram o serviço militar obrigatório. A obtenção desse certificado pode ser feita de forma presencial ou pela internet, facilitando o processo para aqueles que preferem realizar a solicitação online.

Para obter o Certificado de Reservista pela internet, é necessário acessar o site do EXARNET (www.exarnet.eb.mil.br) e seguir as instruções disponíveis. Essa opção está disponível apenas para os jovens que estão no 1º ao 4º ano após completarem 18 anos. O período para realizar essa solicitação online vai do dia 1º de dezembro do ano em que completam 18 anos até o dia 31 de janeiro do ano seguinte.

Ao acessar o site, será necessário preencher um formulário com informações pessoais e fornecer documentos digitalizados, como RG e CPF. Após enviar essas informações, será gerado um protocolo eletrônico que deverá ser impresso e apresentado posteriormente em uma Junta Militar mais próxima da residência do solicitante.

You might be interested:  O Significado do Certificado de Ônus: Descubra o que ele representa

É importante ressaltar que nem todos os municípios possuem a opção de emissão online do Certificado de Reservista. Portanto, caso não seja possível fazer a solicitação pela internet na sua cidade, será necessário comparecer pessoalmente à Junta Militar responsável pelo seu registro militar.

Locais para obtenção da reservista

1. Comprovante de residência atualizado;

2. Documento de identidade (RG ou CNH);

3. CPF (Cadastro de Pessoa Física);

4. Título Eleitoral;

5. Certidão de Nascimento ou Casamento;

6. Histórico Escolar do Ensino Médio;

7. Carteira Profissional (CTPS) ou contrato social da empresa em caso de empresário/a individual;

8.Certificado Militar anterior, caso possua.

É importante ressaltar que esses são os documentos básicos exigidos pela maioria das Juntas Militares, mas pode haver variações dependendo da região e dos procedimentos específicos adotados por cada unidade.

Ao comparecer à Junta Militar com todos os documentos necessários em mãos, será possível realizar o processo para obtenção do Certificado de Reservista sem maiores problemas.

Lembre-se também que as informações aqui fornecidas são válidas para o Brasil e podem sofrer alterações ao longo do tempo, portanto é sempre recomendado verificar junto à Junta Militar local sobre quaisquer atualizações nos requisitos documentais antes de se dirigir até lá.

Tempo necessário para obter o certificado de dispensa online

O processo de retirada do Certificado de Reservista leva até 2 dias úteis. É importante ressaltar que o cidadão tem um prazo de 90 dias para realizar a retirada do documento. Caso ultrapasse esse período, pode ser necessário pagar uma taxa ou enfrentar outras consequências.

Para pegar o Certificado de Reservista, basta comparecer à Junta Militar mais próxima da sua residência dentro dos primeiros 90 dias após completar 18 anos. Lá você receberá orientações sobre os documentos necessários e será informado sobre quando poderá retirar seu certificado. Geralmente, isso ocorre em até dois dias úteis após a solicitação.

Idade em que não é necessário apresentar certificado de reservista

No dia 10 de dezembro de 1986, foi estabelecido que os funcionários com idade acima de 45 anos não são obrigados a apresentar o Certificado de Reservista. Essa medida visa facilitar a vida desses profissionais mais experientes, dispensando-os da obrigatoriedade do documento militar.

O Certificado de Reservista é um documento emitido para os cidadãos brasileiros que cumpriram suas obrigações militares ou foram dispensados do serviço militar. Ele é exigido em diversas situações, como na contratação de emprego e realização de concursos públicos.

No entanto, desde 1986, essa regra específica beneficia aqueles com mais idade no mercado de trabalho. Isso significa que pessoas com mais de 45 anos não precisam se preocupar em obter ou renovar o Certificado caso necessitem apresentá-lo em algum momento.

Essa medida busca reconhecer a contribuição dos trabalhadores mais velhos para a sociedade e simplificar seus processos burocráticos ao longo da carreira profissional.

Duração do serviço militar obrigatório

O serviço no Exército ou na Marinha de Guerra, tanto em atividade quanto nas respectivas Reservas, tem uma duração total de 25 anos. Essa obrigatoriedade abrange as classes etárias que vão dos 21 aos 45 anos, incluindo ambas as idades.

You might be interested:  Qual é o curso online de inglês com certificado mais recomendado?

Durante esse período de serviço militar obrigatório, os cidadãos são convocados para cumprir suas responsabilidades com a defesa nacional. Eles passam por treinamentos e instruções específicas para se prepararem adequadamente para possíveis situações de conflito ou emergência.

É importante ressaltar que o tempo de serviço não é contínuo. Após um determinado período ativo no Exército ou na Marinha, os indivíduos podem ser transferidos para a reserva e continuar sua vida civil normalmente. No entanto, mesmo após ingressarem na reserva, eles ainda estão sujeitos à convocação em caso de necessidade do país.

P.S.: O certificado de reservista é emitido ao final do período obrigatório de serviço militar e pode ser obtido nos órgãos competentes das Forças Armadas brasileiras.

Utilidade do certificado de reservista

O Certificado de Reservista de 2ª categoria é destinado a praças ou civis que tenham recebido, no mínimo, instrução suficiente para o exercício de funções gerais básicas de caráter militar. Para obter esse certificado, você pode se dirigir aos seguintes locais:

1. Junta Militar: A maioria das cidades possui uma Junta Militar responsável pela emissão do Certificado de Reservista. Verifique na prefeitura ou órgão responsável pelo serviço militar da sua cidade onde está localizada a Junta Militar mais próxima.

2. Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC): Alguns municípios disponibilizam atendimento relacionado ao serviço militar nos PACs, facilitando o acesso e agilizando o processo para obtenção do Certificado.

3. Organização Militar: Em algumas situações específicas, como mudança para outra cidade ou dificuldades em encontrar a Junta Militar local, é possível solicitar o Certificado diretamente em uma Organização Militar mais próxima.

4. Internet: Dependendo da região e dos serviços oferecidos pelas Forças Armadas brasileiras, pode ser possível realizar todo o processo online através do site oficial do Exército Brasileiro.

5. Unidade Escolar: Caso você esteja cursando alguma instituição educacional com convênio junto às Forças Armadas brasileiras, é possível que eles possuam um setor responsável por emitir os certificados aos alunos aptos à reserva.

6. Delegacia Regional do Serviço Militar (DRSM): Algumas cidades possuem DRSMs que também podem emitir os certificados aos reservistas militares.

7. Cartório Eleitoral: Em alguns casos, o Certificado de Reservista pode ser emitido em cartórios eleitorais, principalmente quando há parceria entre a Justiça Eleitoral e as Forças Armadas.

8. Agências dos Correios: Algumas agências dos Correios podem oferecer serviços relacionados ao serviço militar, incluindo a emissão do Certificado de Reservista.

9. Secretaria da Defesa Social (SDS): Em algumas regiões do Brasil, é possível obter o Certificado de Reservista na SDS ou órgãos similares responsáveis pela segurança pública estadual.

10. Unidades Militares Especializadas: Dependendo da sua área de atuação profissional ou interesse específico nas Forças Armadas brasileiras, é possível que existam unidades militares especializadas que possam emitir o certificado para você.

Lembre-se sempre de verificar os requisitos necessários e documentos exigidos antes de se dirigir aos locais mencionados acima para evitar contratempos.